DEMOCRACIA DA INFORMÁTICA - MACKENZIE - PÓS-GRADUAÇÃO ( LATO SENSU ) – 2000
Autor: Carlos Alberto de Andrade Franco Bueno

II - METODOLOGIA DE PESQUISA
O levantamento de Informações foi totalmente baseado em Sites de busca da Internet, e de informações contidas nesses links. Os Sites utilizados foram, principalmente:
www.yahoo.com.br, www.yahoo.com, www.cade.com.br, www.radaruol.com.br

As palavras procuradas foram eleições, democracia, votação, popular, direta, virtual, internet e suas traduções em inglês (democracy, election, people, direct ), além de outras baseadas nas próprias respostas que trouxeram documentos importantes, para selecionar mais ou reduzir as respostas.

Após a triagem inicial das páginas dos sites pertinentes ao trabalho, essas páginas foram gravadas localmente para, no futuro, criar um site relativo à essa Monografia. Foi gravado localmente por considerar possível ocorrer alguma mudança dos endereços de acesso às páginas originais utilizadas no trabalho.

O acesso à Internet foi realizado com linha discada normal, com um modem de 28.800bps de velocidade. As informações principais, cerca de 90% do trabalho de coleta, foram recolhidas em aproximadamente 18 horas de acesso, ao longo de 4 dias.

As pesquisas bibliográficas necessárias foram consultadas principalmente nos sites da USP (www.usp.br), acessando algumas bibliotecas virtuais relacionadas no site, e o catálogo das bibliotecas da FFLCH-FI (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Setor Filosofia) e IEB (Instituto de Estudos Brasileiros).

É importante frisar que não ouve informação relevante encontrada sobre os assuntos necessários, que não foi encontrado de forma mais atualizada, com maior referência e rapidez, na Internet do que na biblioteca, além da necessidade clara de se locomover até o local. Acreditamos que isso se deve aos fatores:
- Velocidade de Evolução da Internet e da Informática;
- Quando o assunto é sobre Internet e Informática, é claro que a maior fonte de informação é a própria Internet;
- Não havendo vontade das mídias tradicionais – Rádio, TV, jornais e revistas – de tornar público soluções encontradas por partidos considerados de esquerda, seja por falta de público ou por outros motivos, e propagandas ou matérias pagas são caríssimas, além de sua baixa credibilidade, a Internet é um meio de acesso cada vez mais universal e extremamente barato.
- Os trabalhos que encontramos divulgados na Internet serem de ótima qualidade, com grande Amplitude e Abrangência, utilizando quase todos os livros e outras referências possíveis.
Quando a barreira da Língua Inglesa e os recursos tecnológicos de Informática não são limitantes, a Internet é hoje um ótimo recurso de pesquisa.

Apenas as referências citadas em vários trabalhos desenvolvidos por estudiosos do Orçamento Participativo foram confirmadas, e portanto, citadas nessa monografia.

As Constituições Brasileira e Norte Americana utilizadas foram encontradas com facilidade na Internet, nos sites dos respectivos governo, além de outros locais. Versões mais antigas das Constituições dos EUA (utilizadas também nessa monografia) foram encontradas somente em sites não governamentais.


Volta para Capitulo I – Introdução: Apresentamos a justificativa e a metodologia utilizada para o estudo em questão.
Avança ao Capitulo III – Conceitos da Votação na Internet: Abordamos as principais características e como são efetuadas e controladas as votações na Internet.

sobe